quarta-feira, 02/04/25
HomeBrasilMaia revoga auxílio-mudança a deputados reeleitos ou que morem no DF

Maia revoga auxílio-mudança a deputados reeleitos ou que morem no DF

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), revogou o pagamento do auxílio-mudança — no valor de um salário a mais de R$ 33,7 mil — pago aos parlamentares reeleitos ou que já moram no Distrito Federal.

O “extra” — pago no início e no fim do mandato — serve para custear gastos com transporte e outras despesas referentes à mudança do parlamentar. “A ajuda de custo também não será devida ao suplente reconvocado dentro da mesma legislatura, que tenha percebido a mencionada ajuda de custo em convocação anterior”, diz o ato.

A determinação da Mesa foi publicada no Diário Oficial da Câmara do último sábado (12/9).

De acordo com o artigo 4º, não será devida ajuda de custo relativa ao término do mandato aos parlamentares que não tenham cumprido, no mínimo, 180 dias de exercício ininterrupto durante a legislatura, considerado no cômputo dos dias o período de recesso parlamentar.

O “penduricalho” está previsto no decreto legislativo de 2014 e também existe no Senado Federal.

“A iniciativa tem por objetivo adequar a legislação interna da Casa, estipulando critérios objetivos para pagamento da ajuda de custo prevista no Decreto Legislativo n. 276, de 2014. A proposta também se justifica à vista das limitações orçamentárias advindas do Novo Regime Fiscal, instituído pela Emenda Constitucional n. 95, de 15 de dezembro de 2016”, justifica.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM