Presidente defendeu ainda uma correção das emendas. Segundo ele, algumas emendas são bilionárias, o que ele acredita ser ‘muito dinheiro para um deputado’.
Por Kellen Barreto, g1 e Tv Globo — Brasília
Lula em entrevista no Rio Grande do Sul. — Foto: Reprodução/CanalGov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (16) ser a favor das emendas de deputados, desde que elas sejam “transparentes” e “compartilhadas”.
“Eu sou plenamente favorável que os deputados tenham direito de ter emendas, mas com transparência”, disse Lula. “(…) O que não é correto é que o Congresso tenha emenda secreta”, completou.
O presidente defendeu ainda uma correção das emendas, e que elas sejam “compartilhadas” em função dos altos valores liberados
“Eu acho que esse impasse que está acontecendo agora é possivelmente o fator que vai permitir a gente fazer uma negociação com o Congresso Nacional. (…) Eu acho que na medida que você tem uma correção na questão das emendas em que ela possa ser transparente e publicizada”, sugeriu.
No início da sua fala, Lula destacou que algumas emendas são bilionárias. “É muito dinheiro para um deputado”, frisou. Em outro momento, o presidente afirmou que se a pessoa tem direito a emendas com valores tão altos, ela pode ser “tornar viciada em não querer abrir mão disso”.
“Uma emenda de duzentos milhões ela tem que ser compartilhada com os governadores de estado. Ela tem que ser coletiva para toda a bancada. Ela não pode ser individual”, reforçou Lula.
As declarações do presidente foram dadas à Rádio Gaúcha, no Rio Grande do Sul.