Material foi encontrado em Baía Formosa, Barra de Cunhaú, Tibau do Sul e Nísia Floresta.
Uma grande quantidade de lixo foi encontrado em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte nesta quinta (22) e sexta-feira (23).
Dentre o material há seringas, tubos de coleta de exame de sangue, documentos, restos de roupas, sapatos, etc.
Em Baía Formosa, de acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Bernadete Souza, foram recolhidos mais de uma tonelada de lixo. “Estamos preparando um relatório com fotos para enviar para o Ministério Público e Ibama”, disse.
Moradores do município ajudaram a recolher o lixo das praias. “Tinha muito lixo hospitalar, seringas, e até aquele tubos de coleta de sangue com sangue dentro. Estamos há três dias fazendo mutirão pra limpar esse lixo e aparece mais”, contou Rubens Araújo, morador do local.
Segundo moradores, alguns dejetos indicam que o material é de Pernambuco. “Tem uma mochila de uma escola municipal de Recife, tem um título de eleitor de uma pessoa de Recife e o cartão de uma restaurante de lá também. Isso tudo nos fez crer que o lixo está vindo de Pernambuco”, afirmou.
Há relatos de muito lixo encontrado nesta sexta (23) também nas praias de Búzios e Tabatinga, em Nísia Floresta, e em Barra de Cunhaú. Na última quarta (21) meia tonelada de lixo foi encontrada na praia de Pipa, em Tibau do Sul.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) informou que não foi notificado oficialmente pelos municípios.