Das 777 linhas existentes no DF, 266 terão a frequência de ônibus reduzida. Um exemplo é a 110, que leva à UnB
O governo do Distrito Federal vai diminuir a frequência de 34% das linhas de ônibus durante o período das férias escolares. As mudanças, que afetam 266 das 777 linhas, começam no dia 3 e se estendem até 30 de julho.
As linhas reduzidas são as com menor uso durante o período, como a 110, que transporta alunos da Universidade de Brasília (UnB). Confira aqui as linhas que sofrerão alterações.
O objetivo da medida, segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), é diminuir o número de ônibus que ficam ociosos nesse período do ano e melhorar a gestão de custos do sistema de transporte público.
Cálculo da tarifa
A decisão foi tomada porque o governo calcula a tarifa com base no índice de passageiro por quilômetro (IPK). Chega-se ao dado dividindo o número de passageiros transportados pelo de quilômetros rodados (quanto maior o IPK, mais barato fica o sistema).
Em julho, o número de viagens de ônibus no DF tem uma queda média de 25%, com 8 milhões de passagens a menos do que os 32 milhões observados fora do período de férias escolares.
Com informações da Agência Brasília