Ministro estima que a tempestade mediterrânea Daniel matou 2,5 mil pessoas além de deixar 25% da cidade de Derna debaixo d’água.
Foto mostra estrada desmoronada após enchente na Líbia em 11 de setembro de 2023 — Foto: Governo da Líbia via Associated Press
Mil corpos foram recuperados na cidade de Derna, no leste da Líbia, informou nesta terça-feira um ministro do governo local.
“O número de corpos recuperados em Derna é superior a 1.000. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu. Muitos, muitos edifícios desabaram (…) Os corpos estão por toda parte – na água, nos vales, sob os edifícios”, disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes.
Chkiouat afirmou ainda que o número de mortos pode passar de 2,5 mil, à medida que o número de desaparecidos aumenta.
Um representante da Crescente Vermelha, equivalente à Cruz Vermelhanos países de maioria islâmica, afirmou que cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas.
A tempestade mediterrânea Daniel atingiu a Líbia no domingo (10). Imediatamente, escolas e comércios foram fechados.
As cidades mais afetadas foram Benghazi, Sousse, Al Bayda, Al-Marj e Derna, que registrou o rompimento de duas barragens.
Segundo autoridades locais, a água cobriu grande parte da região e levou junto muitos moradores.
Mapa mostra a cidade de Derna, atingida por tempestade na Líbia — Foto: g1
Antes de chegar ao norte da África, a tempestade Daniel levou estragos à Grécia, Turquia e Bulgária. Agora, a tormenta perdeu força e chegou ao Egito, onde autoridades estão em alerta.
A Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. Países como os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano. (g1)