Uma joalheria foi assaltada na manhã desta sexta-feira (16) no Setor Comercial Sul, em Brasília. Cinco funcionários foram rendidos enquanto dois homens levaram acessórios folheados a ouro e prata.
De acordo com a gerente do estabelecimento, Shirlene Alves, o roubo ocorreu por volta das 9h, horário de abertura da loja. Um dos ladrões entrou e se passou por cliente.
“Ele chegou pedindo para ver ouro, a vendedora mostrou e ele saiu. Depois, chegou outro e rendeu o segurança”, disse a gerente.
A Polícia Civil busca os autores do crime. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia siso preso.
Fingiu ser cliente
A gerente da joalheria disse que assim que o homem que fingiu ser cliente saiu, um segundo criminoso entrou na loja. Em seguida, o primeiro homem voltou.
Armados, os dois renderam cinco funcionários e um cliente que acabava de chegar na loja. Todos foram levados para um quarto, no subsolo.
“Não chegaram a nos trancar lá dentro, mas nos renderam. Ficaram procurando por um cofre, mas não temos isso por aqui”, conta Shirlene.
De acordo com a gerente, um dos funcionários conseguiu acionar o proprietário da loja por meio de um dispositivo de segurança – botão do pânico – enquanto estava rendido e os ladrões pegavam as joias do estabelecimento. O dono da joalheria chamou a polícia, no entanto, a dupla fugiu antes da chegada dos policiais.
Prejuízo
De acordo com Shirlene Alves, esta é a segunda vez que a loja é alvo de ladrões, a primeira ocorreu há mais de cinco anos. À época, os criminosos não levaram nada.
O valor do prejuízo ainda está sendo calculado. Os funcionários lamentam as perdas, já que a loja já registrava queda nas vendas no período da pandemia.
“A gente vinha sofrendo, até porque a loja fica no setor comercial e o fluxo de pessoas passando por aqui está reduzido”, diz a gerente.
Após perícia na loja, a Polícia Civil deve analisar as câmeras de segurança no estabelecimento. O caso foi registrado como roubo na 5ª Delegacia de Polícia.
Assaltos no DF
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, houve registros de 707 roubos em comércios na capital neste ano – de janeiro a setembro. O número representa uma redução de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 1.033 casos.
Apenas na região central de Brasília, houve 26 assaltos em estabelecimentos comerciais neste ano, contra 46 no ano passado.