Durante o discurso, ele disse que que pretende levar a cidade ao 1º lugar entre as capitais mais bem avaliadas na educação e que sua ‘grande prioridade será a imunização da população’ contra o novo coronavírus.
Com um discurso de combater as desigualdades e injustiças, o prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) tomaram posse, nesta sexta-feira (1º), na Câmara dos Vereadores, no Centro da cidade. Também assumiram os cargos os 39 parlamentares eleitos para a a legislatura 2021-2024 da Casa de José Mariano.
Filho do ex-governador Eduardo Campos, o prefeito João Henrique de Andrade Lima Campos tem 27 anos, é solteiro, declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de engenheiro e tem ensino superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 242.769,80.
João Campos obteve 447.913 votos, que representaram 56,27% dos válidos. A prima dele, Marília Arraes (PT), com quem ele disputou o segundo turno, obteve 348.126 votos, ou 43,73%.
Após a posse dos vereadores e da Mesa Diretora do Legislativo municipal, começou a solenidade de posse de João Campos e de Isabela de Roldão. Estiveram presentes as famílias deles, o governador Paulo Câmara (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP), e a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), namorada de João.
Os dois entregaram à Mesa Diretora as declarações de bens e os diplomas. Eles fizeram um juramento no plenário e, em seguida, foram empossados pelo presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), depois de assinarem o termo de posse.
Prefeito mais jovem entre as capitais brasileiras, João Campos agradeceu ao governador Paulo Câmara e ao agora ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), bem como os 12 partidos que compuseram a Frente Popular do Recife. O novo prefeito do Recife elogiou a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio no combate à pandemia do novo coronavírus e disse que pretende buscar um plano municipal de aquisição do imunizante.
“O meu compromisso, com todo o povo do Recife, é de continuar enfrentando essa batalha contra o coronavírus com coragem. Jamais me omitirei enquanto houver vidas em risco. Não cairemos na armadilha da negação da ciência. A nossa primeira grande prioridade será a imunização da população. Lutaremos dia e noite, de forma ativa, pela vacina. Juntos, vamos terminar de vencer essa guerra”, afirmou.
Campos disse, ainda, que pretende trabalhar para fortalecer a educação pública no Recife e que pretende fazer com que a cidade ocupe o primeiro lugar entre as capitais mais bem avaliadas na educação.
“É somente por meio de uma escola pública e de qualidade, que poderemos construir uma cidade em que todos tenham as mesmas oportunidades. Da tribuna desta casa, firmo hoje o compromisso de que trabalharei, todos os dias, para que um dia o Recife tenha a melhor educação pública de todas as capitais do país”, declarou.
Campos lembrou promessas de campanha feitas em 2020, como a nomeação de mulheres para metade dos cargos de chefia da cidade, e ações para diminuir a desigualdade social.
“Com ações como a criação de vagas em creches e a priorização da alfabetização, vamos construir uma cidade mais solidária. Com o Crédito Popular e o Embarque Digital, que garantirá a qualificação profissional visando a empregabilidade dos nossos jovens na área de tecnologia, construiremos uma cidade mais empreendedora. Com a entrega de mais de 50 mil escrituras e a construção do Hospital da Criança, teremos uma cidade mais humanizada. Com a transformação digital, a desburocratização e a integração da máquina pública, construiremos uma cidade 4.0”, falou.
G1 PE