O g1 preparou uma lista com os calendários, alíquotas, descontos e formas de pagamento do tributo, obrigatório para a maioria dos veículos em circulação no país.
Por André Fogaça, Vinicius Montoia, g1
Veja o calendário de pagamento do IPVA em cada estado e no Distrito Federal — Foto: Reprodução/ TV Globo
Os estados divulgaram como será a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2025.
Praticamente todos os estados brasileiros e o Distrito Federal já divulgaram a agenda de pagamentos, junto das regras para que o motorista saiba se está na cota de isenção ou se recebe algum desconto no tributo.
🚗 O g1 preparou uma lista com os calendários, alíquotas, descontos e formas de pagamento do tributo, obrigatório para a maioria dos veículos em circulação no país.
Para saber todos os detalhes do IPVA no seu estado, clique abaixo nas reportagens publicadas pelo g1 sobre o tema.
- IPVA no Acre
- IPVA de Alagoas
- IPVA de Amapá
- IPVA do Amazonas
- IPVA da Bahia
- IPVA do Ceará
- IPVA em Brasília (DF)
- IPVA no Espírito Santo
- IPVA de Goiás
- IPVA no Maranhão
- IPVA do Mato Grosso
- IPVA no Mato Grosso do Sul
- IPVA de Minas Gerais
- IPVA no Pará
- IPVA da Paraíba
- IPVA do Paraná
- IPVA de Pernambuco
- IPVA do Piauí
- IPVA do Rio de Janeiro
- IPVA do Rio Grande do Norte
- IPVA no Rio Grande do Sul
- IPVA de Rondônia
- IPVA de Roraima
- IPVA de Santa Catarina
- IPVA em São Paulo
- IPVA de Sergipe
- IPVA de Tocantins
Como surgiu o IPVA?
O imposto foi criado em 1985 para substituir outro semelhante, chamado de Taxa Rodoviária Única (TRU). Mesmo com o IPVA sendo um tributo cobrado de todos os brasileiros com algum automóvel como ônibus, caminhão, moto ou carro, a forma como é recolhido e seu valor depende do estado de registro do bem.
Quando lançado, o IPVA foi destinado para a manutenção e construção de rodovias e estradas espalhadas por todo Brasil.
Como o IPVA é calculado?
O cálculo do IPVA varia de estado para estado, com alíquota girando entre 1% e 4%. Com ela em mãos, você precisa multiplicar pelo valor venal do automóvel, disponível em uma tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Vamos supor que a alíquota seja de 4% e será cobrada de um Volkswagen Polo 1.0 TSI Flex, que custa R$ 82.345 no modelo 2024. O IPVA para o carro será de R$ 3.293,80.
Como o IPVA é calculado sobre o valor do automóvel, ele tende a ser maior para modelos novos, e diminui com o passar dos anos. O Polo do nosso exemplo, se for de 2023, já tem o tributo calculado para R$ 3.209,24.
Uma picape Fiat Strada mais antiga, modelo Trekking 1.6 Flex CD, lançada em 2013, tem o IPVA de R$ 2.033,60.
Para onde vai o dinheiro do IPVA?
Todo imposto tem um objetivo ou é fatiado entre entidades do governo. Do total pago pelo contribuinte, o IPVA é distribuído da seguinte forma:
- Governo estadual: 40%;
- Governo municipal: 40%;
- Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb): 20%.
Com esta divisão, já é possível entender que um quinto do valor do IPVA é utilizado com fonte importante para financiar projetos de educação pública.
Hoje em dia, o uso estadual e municipal não está mais necessariamente ligado às rodovias. Cada um aponta o destino da verba como bem entender, como saúde, infraestrutura ou segurança.
Em 2023, por exemplo, o estado de São Paulo destinou boa parte do IPVA para compensar as perdas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Sou obrigado a pagar o IPVA?
Depende. Em quase todos os estados, veículos mais antigos passam a não pagar mais o IPVA, mas o período considerado varia.
No Rio Grande do Norte e Roraima, basta o automóvel ter 10 ou mais anos de fabricação para entrar na isenção. Em Santa Catarina, são 30 anos para garantir a isenção. O caso mais extremo é de Pernambuco, que não isenta os automóveis com base na idade deles.
Alguns estados isentam o IPVA de taxistas, ônibus, pessoas com deficiência e também automóveis elétricos ou híbridos.
Em São Paulo, por exemplo, a frota de veículos ao final de 2024 era de 29,4 milhões de automóveis. Do total, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões são isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
As regras de isenção em SP incluem:
- Automóveis com ao menos 20 anos de fabricação;
- Pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental;
- Veículos híbridos movidos a etanol ou flex, custando até R$ 250 mil;
- Automóveis registrados em igrejas e entidades sem fins lucrativos;
- Veículos oficiais;
- Taxistas;
- Ônibus e micro-ônibus urbanos.