Incêndio atingiu a zona sul do pavilhão da COP30, em Belém (PA). Apesar do susto e da correria, ninguém ficou ferido

Um incêndio atingiu o pavilhão dos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nesta quinta-feira (20/11). A zona azul foi evacuada, com as equipes de bombeiros e seguranças isolando o ponto inicial das chamas. Segundo a organização, ninguém ficou ferido.
Um participante da COP, Marcelo Rocha, relatou, ao Metrópoles, que estava entre o pavilhão da África e o Climate Live – Entertainment and Culture quando a energia caiu e o fogo começou a subir. Segundo relatos, as pessoas começaram a correr para deixar o local.
Informações preliminares dão conta de que houve um curto-circuito, e o sistema elétrico do local foi desligado.
COP30
- A primeira semana da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) ocorre em Belém (PA) desde o dia 10 de novembro.
- Entre adaptação climática, financiamento, transição justa e o delicado debate sobre combustíveis fósseis, o clima é de cautela.
- O Brasil considera a COP30 como “a COP da verdade”, na qual serão discutidos os mecanismos para alcançar a meta de US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até 2035.
Em coletiva de imprensa, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a “prioridade é a segurança das pessoas” e que o incêndio já foi contido.
O ministro ressaltou que a origem das chamas só poderá ser definida pelos técnicos responsáveis: “Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”.
A organização da COP30 também informou que o incêndio está controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local.”
A Blue Zone é o espaço onde acontecem as negociações oficiais, a Cúpula de Líderes e os pavilhões nacionais. Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), a área só permite acesso a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.
O local fica no parque da cidade. É na Blue Zone que se definem os rumos das políticas climáticas internacionais.

