Maria José Rocha Lima*
A Formatura da Turma do Curso Crow Finanças da Universidade da Família- UDF – foi uma bela celebração das aprendizagens. Num ambiente lindamente ornamentado, foram servidas iguarias da culinária e manás que choveram como bençãos das palavras das autoridades e formandas, para sustentarem o espírito e acalentarem as nossas almas. Nos depoimentos, ficou patente que as formandas extraíram, muito bem, nas lições bíblicas, princípios sábios para a administração das finanças. E que falar do dinheiro é algo espiritual e não profano, como convém à “vã filosofia”.
O ato foi prestigiado pelo Pastor Iron de Queiroz e Pra. Mônica de Queiroz, da Igreja Batista Shalon da Octogonal; pelos Pr. Rodrigo e Pra.Giselle, coordenadores da Universidade da Família -UDF-; pela presença da Pastora Marinês Sperandio e Pr. Orlando Sperandio, que atuam na Coordenação da Regional da UDF.
Homenageamos Lucia Antônia Bandeira pela atuação como líder do Curso Crow Finanças. Ela diz o que vive e vive o que diz, se responsabiliza pelas suas lideradas, é uma admirável mestra. Com semelhante compromisso, contamos com a co-líder, a estimada Márcia Fernandes. Contamos com os imprescindíveis serviços da Diaconisa Wilma, diretora do Departamento Infantil, e da Dona Graça (mãe de Ruth), voluntária no cuidado do berçário, enquanto as mães assistiam às aulas.
O Crow é um ministério Internacional que ajuda as pessoas a administrarem as finanças à luz da Bíblia; nos ensina a lidar com o dinheiro com liberdade, mas com responsabilidade, tendo em vista a nossa integridade pessoal e de acordo com os propósitos de Deus. O Crow Finanças adverte que Senhor é o Senhor de todas as coisas e nós estamos, aqui, como seus mordomos. A Bíblia diz claramente: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas”. Salmo 24.1. Em Levítico, também “a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo”. Lv.25.23
Jó diz: “Eu nu saí do ventre da minha mãe, eu nu voltarei. Eu vim para um mundo no qual encontrei tudo o que não construí. Portanto, devemos nos responsabilizar pela administração das nossas finanças e colocar o que é do senhor no seu altar.
Durante o curso, lemos a obra Seu dinheiro, de Howard Dayton, que sabiamente começa contando a história de um casal que se divorciara por questões financeiras. A questão financeira é uma das maiores causas de divórcios no mundo. Howard nos alerta que “muitas pessoas têm passado por desafios financeiros como dívidas, trabalhos frustrantes ou escassez de economia. O materialismo sufocante está roubando a vitalidade espiritual e a paz das pessoas”.
Por falta educação escolar, secular, religiosa, enfim, a falta de educação financeira os problemas financeiros atormentam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, que terminam vitimadas por doenças psiquiátricas; há uma alta escalada de pessoas com depressão; há muitas pessoas que se suicidam atormentadas por dívidas impagáveis, por adquirirem bens com os quais não podem arcar.
Por isso, Jesus falou tanto sobre dinheiro. Dezesseis das 38 parábolas tratam de como lidar com dinheiro e posses. Na verdade, Jesus falou mais sobre dinheiro do que sobre quase todos os assuntos. Há na Bíblia 500 versículos sobre oração; menos de 500 sobre fé, mais de 2.350 sobre dinheiro e posses. Se o Senhor falou tanto sobre dinheiro, é porque deseja que conheçamos a respeito desta área crítica da vida.
Num debate, na EBD, sobre os problemas financeiros de casais, ficou evidenciado muitos problemas. Mais de 78% dos casais não têm conta conjunta; 74% dos cônjuges já mentiram ou esconderam despesas do parceiro; 25% não sabem quanto o cônjuge ganha; 23% não sabem a soma de gastos da família, com a qual divide o mesmo teto. Um percentual muito elevado divide as despesas, o que não funciona. Muitos pais dão tudo o que os filhos pedem, plantando coisas ruins para colher maus bocados. A Bíblia ensina que tudo deve ter recompensa. E revela que o tripé da prosperidade é: o trabalho, a boa administração do dinheiro e a fidelidade ao Senhor.
Descobrimos o impacto profundo que tem o gerenciamento do dinheiro com o nosso relacionamento com Deus e que a Bíblia é um excelente manual para a administração das finanças.
Arquivo pessoal