Expedita Gomes dos Santos, de 75 anos, recebeu alta no dia do aniversário — Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGES-DF
O aniversário de 75 anos da aposentada Expedita Gomes dos Santos, nesta quarta-feira (15), teve um motivo a mais para ser celebrado. No mesmo dia em que completava sete décadas e meia de vida, ela recebeu alta médica após uma semana internada para tratamento da Covid-19.
Também em tratamento contra um câncer nos ossos, Expedita faz parte do grupo de risco. O presente de aniversário foi a ida para casa, celebrada ao som do “Parabéns pra você”, cantado por profissionais de saúde do Hospital de Base.
“Agradeço muito a Deus e peço que todos que estão aí [com a Covid-19] sejam curados”, disse emocionada.
A paciente estava internada desde o dia 8 de julho, e foi recebida por duas filhas na saída do hospital. “É o aniversário dela, estamos com uma expectativa muito grande. Pensamos que ela poderia não sair mais daqui”, disse Rejane Alencar, de 56 anos. A filha mais nova, Carla Alencar, também comemorou.
“Estou ansiosa para pegar minha mãe, dar um cheiro e comemorar o aniversário dela. Para mim foi uma benção de Deus ter ela de volta depois dessa doença.”
Expedita Gomes, de 75 anos, recebeu alta no dia do aniversário, nesta quarta-feira (15) — Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGES-DF
Recuperados no DF
A família de Expedita conta que a idosa se contaminou pelo novo coronavírus a partir da filha, em casa. “Três dias depois dos meus sintomas, minha mãe começou a tossir e ter falta de ar, mais do que eu”, disse Carla. “Por isso, as pessoas têm que conscientizar”, afirmou.
Agora, livre do vírus, a idosa entra no levantamento de recuperados da Covid-19. Até esta quinta-feira (16), o DF contabilizava 62.159 pessoas que superaram a infecção. Por outro lado, 13.459 pacientes com o coronavírus ativo no corpo, e 1.023 pessoas morreram desde o início da pandemia.
No Hospital de Base, onde Expedita ficou internada, há 66 leitos de UTI com suporte ventilatório para pacientes com a Covid-19. A unidade é referência para casos de pessoas imunodeprimidas e com coronavírus, a exemplo daquelas que têm câncer, doença que torna a recuperação ainda mais difícil.