quarta-feira, 17/09/25
HomeDistrito FederalIbaneis visita Jogos da Juventude 2025 em Brasília

Ibaneis visita Jogos da Juventude 2025 em Brasília

Evento reúne quase 5 mil atletas de todo o país em 20 modalidades e movimenta a capital com mais de 40 mil diárias de hospedagem

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou nesta quarta-feira (17) a arena dos Jogos da Juventude 2025, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), reúne quase 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país em 20 modalidades esportivas, incluindo atletismo, judô, ginástica artística, vôlei de praia e basquete.

Durante a visita, Ibaneis destacou os benefícios da prática esportiva para a formação dos jovens e ressaltou a importância estratégica do Distrito Federal como sede do evento: “Fazer esportes com essa dedicação ajuda também na formação desses jovens, que serão, no futuro, a esperança de que o país se desenvolva de verdade. Receber todas as delegações em Brasília mostra para o Brasil e para o mundo que temos capacidade de sediar grandes eventos. Temos hoteis bem localizados e um aeroporto que nos liga a todas as capitais do país”, afirmou o governador.

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, enfatizou a relevância de apoiar os atletas do DF para que cheguem a competições de grande porte: “Temos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos, que são incubadoras de grandes talentos. Além disso, programas como Compete Brasília e Bolsa Atleta garantem condições para que esses jovens possam competir dentro e fora do país. Receber atletas de todo o Brasil mostra que Brasília tem se tornado um local ideal para grandes eventos”.

A diretora de comunicação e marketing do COB, Manoela Penna, elogiou a infraestrutura da capital para sediar a competição: “Tem sido jogos espetaculares, com todas as condições técnicas e apoio do GDF. O acesso aos estádios é fácil, a acomodação é de ótimo nível, e Brasília nos acolheu perfeitamente”.

Até o momento, a delegação do Distrito Federal conquistou 17 medalhas. Entre os destaques, está o jovem atleta de ginástica artística José Luís Miranda, de 14 anos, aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, que já garantiu seis medalhas individuais. “Ter essa participação nos Jogos da Juventude aqui em Brasília é incrível. Consegui me superar em relação às outras competições em que participei”, comemora.

Os Jogos da Juventude também movimentam a cidade em números expressivos: estão previstas mais de 40 mil diárias de hospedagem, cerca de 70 mil refeições servidas e 13 caminhões de materiais utilizados na organização do evento. A iniciativa inclui ações de sustentabilidade, coleta seletiva de resíduos e o programa Esporte Seguro, que prevê atendimento especializado e atenção à saúde mental dos atletas.

A SEL-DF tem papel central na operação, fornecendo infraestrutura, equipes de recursos humanos, segurança, limpeza e apoio logístico para as 16 arenas espalhadas pelo Distrito Federal.

Reconhecidos como porta de entrada para jovens talentos no esporte olímpico, os Jogos da Juventude já revelaram nomes como as judocas Beatriz Souza e Sarah Menezes, a atleta de vôlei Duda Lisboa, e o atacante Rodrygo, da seleção brasileira de futebol e do Real Madrid. Esta edição do evento ocorre de 17 a 25 de setembro e marca o retorno do Distrito Federal como sede, já que a primeira edição aconteceu em 2000.

Com informações da Agência Brasília

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM