Imagem: Reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que assinará, ainda neste fim de semana, um decreto para reabrir parques e templos religiosos a partir de terça (02/06) ou quarta-feira (03/06). A declaração foi dada na volta dele para casa após passar por uma cirurgia. As atividades estão suspensas por cauda da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o chefe do Executivo local, a escolha se justifica pois tanto parques quanto igrejas são frequentadas por pessoas que moram nas cercanias desses locais. “Ninguém pega transporte público para ir para a uma igreja: vai perto de casa. Parque é a mesma coisa”, explica.
A liberação, no entanto, não será total. No caso dos parques apenas será liberada a pista de corrida e de bicicletas. Áreas de aglomeração, como quadras de esportes, vestiários e até bebedouros serão bloqueados.
No caso dos templos religiosos, apenas aqueles com capacidade maior que 200 pessoas poderão abrir. A ideia é limitar a cerca de 1/4 da capacidade.
Desde a semana passada, diversas atividades estão sendo retomadas. No dia 26 de maio, uma série de lojas de rua foram autorizadas a funcionar, desde que com medidas para evitar o contágio da Covid-19. O mesmo ocorreu com os shoppings centers, reabertos no dia 27 de maio.
Cirurgia
O emedebista recebeu alta do Hospital DF Star, na manhã deste sábado (30/05), e seguiu para casa, no Lago Sul, onde fez as declarações. Ele fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (26/05), após sentir dores intensas na lateral direita do abdômen.
Então, foi submetido ao procedimento para identificar e corrigir perfuração no intestino, causada por um osso de galinha, segundo os médicos confirmaram no boletim dessa quinta-feira (28/05).