Apresentando melhora no quadro clínico, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deverá deixar a unidade de tratamento intensivo (UTI) a partir desta quinta-feira (28/09). A informação foi divulgada nesta quarta (27/05) pelos médicos responsáveis pelo tratamento.
Na segunda-feira (25/05), Ibaneis sentiu dores intensas na lateral direita do abdômen e procurou o hospital DF Star, na 914 Sul. Foi submetido a um procedimento de emergência para identificar e corrigir perfuração no intestino.
Segundo a equipe médica, o quadro clínico do governador apresentou melhora expressiva. O emedebista já caminha pelos corredores do hospital. O corpo estranho responsável pela perfuração foi completamente retirado.
“Estou bem”
Não foi possível precisar a origem da cartilagem animal responsável pelo dano intestinal. Ibaneis já faz fisioterapia para se recuperar do episódio. Na terça-feira, Ibaneis informou inclusive que estava “bem”.
Do ponto de vista da equipe médica, a expectativa é de que Ibaneis deixe a UTI dentro de 24 horas. Na sequência, o emedebista será encaminhado para um leito. Ainda não há previsão de alta.
A partir desta quarta, Ibaneis começa a receber dieta pastosa e oral. As chances de uma infecção abdominal é baixa, segundo os especialistas.
Em entrevista, o médico endocrinologista Flávio Cadegiani, doutor em endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), declarou que o quadro do governador não pode ser classificado como comum.
Isso porque as perfurações ocorrem, com mais frequência, no esôfago e estômago. A equipe médica decidiu tratar o quadro do governador com uma cirurgia conhecida como videolaparoscopia.
O procedimento foi realizado no intestino delgado. A equipe médica que atendeu o emedebista descartou relações com a bariátrica a qual Ibaneis Rocha foi submetido há alguns anos.
Na operação, encontraram um fragmento de cartilagem que causou a perfuração – o mais provável é que seja parte de um osso de carne animal.
Veja como foi o procedimento para tratamento do governador:
Velocidade no tratamento
Segundo a equipe médica, a velocidade no socorro de Ibaneis foi fundamental para a saúde do governador. A demora poderia levar a piora grave do quadro. Quanto mais precoce é o diagnóstico e o tratamento, mais rápida é a evolução positiva do paciente.
Para os especialistas, o episódio ressalta a importância da mastigação correta dos alimentos. Este foi o segundo boletim do estado de saúde do governador do DF.
(Metrópoles)