O governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu priorizar a vacinação de idosos e professores contra covid-19 até março. O DF deve receber até o fim da semana cerca de 150 mil doses da Coronavac — segundo cálculos de Ibaneis — do Ministério da Saúde.
O compromisso de ampliar a imunização além dos profissionais da saúde que estão na linha de frente dos cuidados com pacientes contaminados foi feito nesta manhã (25/01), durante visita de Ibaneis à fábrica Bthek, da União Química. “A gente espera ampliar o número de pessoas vacinadas, começando pelos idosos. E espero que até março, no início das aulas, nós consigamos vacinar os professores para iniciar as aulas no DF de forma presencial”.
Ibaneis afirmou que mantém para 9 de março o início das aulas presenciais na rede pública do DF. “O retorno da aula presencial já está previsto para 9 de março e queremos proteger os nossos professores para que a gente tenha um nível de segurança maior”.
A União Química já começou a produzir a vacina russa Sputnik V, mas ainda não tem autorização da Anvisa para fornecer o imunizante em caráter emergencial.
Ibaneis afirmou depois da visita que ficou impressionado com o trabalho e a tecnologia desenvolvidos pela União Química, mas vai seguir o plano nacional de imunização, ou seja, não vai comprar vacinas diretamente da indústria farmacêutica.
Com informações do Correio*