Comitiva esteve com relator para alertar sobre riscos da inclusão do Fundo no marco fiscal, como a manutenção de serviços essenciais ao DF
Material cedido ao Metrópoles
O governador Ibaneis Rocha (MDB) e parlamentares da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional foram à casa do senador Omaz Aziz (PSD-AM), na manhã desta terça-feira (30/5), para defender o Fundo Constitucional (FCDF).
Aziz é o relator do projeto do novo arcabouço fiscal, que chegou ao Senado após ser aprovado na Câmara dos Deputados. A matéria propõe a inclusão do FCDF no teto de crescimento anual, limitado a 2,5% mais a inflação.
Nas contas do Governo do Distrito Federal (GDF), a medida pode levar a capital do país a perder R$ 87 bilhões em 10 anos e pôr em risco a manutenção de serviços essenciais.
O Fundo Constitucional é formado por recursos repassados pela União para manutenção da segurança e para compor parte do orçamento da educação e da saúde na capital federal.
Além de Ibaneis, participaram do encontro o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz; os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Leila Barros (PDT-DF); bem como o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).
Ibaneis, Leila e Fraga eram de grupos adversários nas eleições, mas, neste momento, deixaram as diferenças ideológicas de lado para defender o futuro do Distrito Federal. (Metrópoles)