Segundo governador, só atividades essenciais poderão funcionar nesse horário; será liberada circulação de pessoas. Nesta quinta, DF registrou mais 14 mortes por Covid; óbitos chegam 4.805.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou nesta quinta-feira (25) que irá decretar medidas de restrição das 20h às 5h a partir da próxima segunda (1º).
Segundo Ibaneis:
- somente as atividades essenciais poderão funcionar nesse horário;
- será liberada a circulação de pessoas e veículos.
Em seguida, o governador publicou a seguinte mensagem em uma rede social:
“Atendendo a recomendação dos técnicos da @secsaudedf, vou decretar lockdown de 20h às 05h da manhã a partir de segunda-feira. Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%.”
Nesta quinta, o DF registrou mais 14 mortes por coronavírus, e o total de óbitos chegou a 4.805. O número de casos confirmados desde o início da pandemia está em 293.782.
Mais cedo, Ibaneis já havia dito que poderia haver isolamento rígido no DF em caso de agravamento na transmissão de variantes do novo coronavírus. Ainda não há confirmação de contaminação na capital por variante.
Vacinação de idosos
Está prevista para começar nesta sexta (26) a vacinação de idosos entre 76 e 78 anos de idade.
A vacinação contudo, precisa ser agendada na página da Secretaria de Saúde, que apresentou instabilidade nesta quinta.
A Secretaria de Saúde também anunciou que, em razão da ampliação do agendamento pela internet, o Telecovid deixará de atender os chamados a partir da próxima segunda-feira (1º).
O Telecovid era um canal voltado para pacientes acamados, para aplicação à domicílio ou na instituição em que a pessoa se encontra. A central foi reativada no dia 2 de fevereiro.
GloboNews e G1*