Foto: Reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou, nesta quarta-feira (11), a suspensão das aulas na rede pública e privada por cinco dias, além de eventos que exijam licenças do governo do Distrito Federal, devido ao novo coronavírus.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial e entra em vigor já nesta quarta. Segundo a medida, serão afetados:
- Eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a cem pessoas;
- Atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada.
Além disso, “os bares e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas”. O texto afirma ainda que a medida pode ser reavaliada a qualquer momento, até mesmo antes do prazo de cinco dias (veja imagem abaixo).
O DF tem dois casos confirmados do novo coronavírus. Trata-se de um casal que viajou ao Reino Unido e à Suíça, no mês passado. A mulher, de 52 anos, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte. Já o marido está em isolamento em casa.
Justificativa
“Eu preciso de um prazo para absorver a decisão que foi tomada mundialmente.”
Foto: Reprodução
Segundo o governador, a medida tem o objetivo de garantir uma análise das medidas a serem tomadas depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19.
Segundo Ibaneis, “precisamos de um prazo para saber o que vamos fazer. Ele pode aumentar, vai depender do que a gente tiver de confirmação de casos”, disse.
“Todos nós precisamos digerir essa situação.”
A saúde do DF já estava em estado de emergência por conta da Covid-19. Em 29 de fevereiro, o governador decretou a medida alegando “risco de pandemia”. À época, Ibaneis disse que pretendia “tranquilizar a população, estabelecendo medidas que são necessárias”.
Reação
À reportagem, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do DF (Sinepe-DF), Álvaro Domingues, disse que soube da medida pela imprensa. Ele afirma que a suspensão deve ter impacto na vida de cerca de 600 mil estudantes, sendo 180 mil na rede particular.
“O maior problema é conseguir fazer com que as pessoas recebam a informação. A forma mais serena seria a escola funcionar amanhã e, posteriormente, com a comunidade toda informada, conseguir não funcionar as escolas a partir de sexta”, disse.
Coronavírus no DF
Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, o Distrito Federal tem 74 casos suspeitos e dois confirmados do novo coronavírus. Outros 28 foram descartados.
A mulher de 52 anos que foi a primeira paciente confirmada com a doença na capital segue internada em isolamento no Hran. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, ela segue na UTI, em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos.
O marido dela, que teve o diagnóstico confirmado na terça-feira (10), está isolado em casa. A Justiça chegou a determinar que ele fizesse o teste para descobrir se foi infectado pelo vírus.
Como evitar o coronavírus
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos;
- Evitar aglomerações de pessoas.
(G1 DF)