Governador voltou a falar sobre assunto na manhã desta quinta-feira (20), em cerimônia de nomeação de 437 aprovados em concurso da Secretaria de Educação. ‘Em agosto vocês já estarão todos trabalhando e nos ajudando’, disse.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou para agosto a volta da aulas presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal. Ele já havia comentado a previsão em 10 de maio e voltou a citar o prazo nesta quinta-feira (20), durante a cerimônia que nomeou 437 aprovados em um concurso da Secretaria de Educação (SE-DF).
Devido à pandemia de Covid-19, o ano letivo de 2021 começou de forma remota, há pouco mais de dois meses. As aulas presenciais foram suspensas em março do ano passado. De acordo com Ibaneis, os novos servidores já estarão atuando quando as salas de aula forem reabertas.
“Vamos retornar as aulas em agosto, com todos vocês já trabalhando e nos ajudando”, afirmou Ibaneis.
Vacinação de professores
Para que a retomada das aulas se concretize, o governo espera vacinar os profissionais de educação. A previsão era que a campanha começasse nesta quinta-feira, para profissionais que atuam em creches.
No entanto, na tarde de quarta (19), o governo disse que a imunização só vai ter início na sexta-feira (21). Segundo o GDF, serão mil doses aplicadas no primeiro dia e outras 4 mil ao longo da próxima semana.
A quantidade, no entanto, é suficiente para imunizar apenas metade dos profissionais de creches, estimados pela Secretaria de Educação em 10 mil.
Não haverá agendamento para esse grupo. “Eles serão vacinados em pontos específicos, a serem anunciados, e de acordo com relação definida pela Secretaria de Educação, constando nome e CPF dos contemplados”, aponta o GDF.
Ensino remoto na rede pública do DF
As aulas das escolas públicas do DF ocorrem em regime remoto desde o dia 22 de junho do ano passando, em razão da pandemia de Covid-19. O ano letivo de 2021 foi iniciado em 8 de março, também com aulas online.
As escolas particulares puderam retomar as aulas presenciais em setembro de 2020.