Por Caio Barbieri
Após ter se curado da Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) aproveitou o domingo (27/9) de calor em Brasília para realizar uma de suas atividades físicas favoritas: andar de bicicleta. Não havia compromissos oficiais na agenda pública divulgada pelo Palácio do Buriti.
O chefe do Executivo foi filmado praticando o esporte na ciclofaixa do Lago Sul, bairro onde mora, e também na L4 Sul. Vestido com o uniforme do Flamengo, o emedebista foi acompanhado de um carro com seguranças militares, o que chamou a atenção dos motoristas que passavam pelo local.
O exercício foi concluído pouco antes das 11h, quando o titular do Palácio do Buriti chegou em casa, onde deve permanecer no decorrer do dia.
Veja os vídeo:
Reforma na feira
No sábado, de surpresa, Ibaneis visitou a Feira do Guará. No local, anunciou reforma do espaço público e prometeu trocar o telhado para evitar problemas com as mercadorias durante o período chuvoso que se aproxima.
Na oportunidade, o governador também comentou sobre a decisão da Justiça de aceitar denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra ex-gestores da Secretaria de Saúde investigados no âmbito da Operação Falso Negativo, tornando-os réus.
“Todas as mudanças necessárias foram feitas. Tivemos o incidente da prisão das pessoas que estavam lá dentro. Temos que respeitar o Poder Judiciário e o Ministério Público na sua atuação fiscalizatória, mas o que compete a nós como governantes foi fazer a mudança e foi feita de forma imediata, de modo a não ter nenhuma interrupção no que diz respeito à Saúde. O resto está relacionado ao Poder Judiciário, que vai saber cuidar”, declarou.
Domingo quente
Depois das chuvas que aliviaram os dias dos brasilienses, a Defesa Civil voltou a emitir alerta sobre o clima seco previsto para este domingo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa pode atingir 10% no momento mais quente do dia, quando há a previsão de que a temperatura alcance 33°C. A mínima prevista é de 16°C, no período da noite. A tendência é que o índice de umidade relativa do ar melhore relativamente nos próximos dias.
Este já é o oitavo ano mais quente da história do Distrito Federal. O período com maior tempo de estiagem foi registrado em 1970, com 135 dias sem precipitações.
*Agenda Capital/Com informações do Metrópoles