
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou uma premiação para administradores regionais que zerarem a quantidade de buracos abertos nas ruas do Distrito Federal. Até esta segunda-feira (4), o chefe do Executivo não havia divulgado detalhes sobre o tipo ou valor do prêmio.
O “desafio” para os administradores foi lançado, na última sexta-feira (29), durante uma cerimônia no Palácio do Buriti. A execução de obras está prevista nas competências de gestão das Administrações Regionais (RA’s).
Na ocasião, Ibaneis falou sobre a operação Buraco Zero, que quer cumprir o objetivo nas 33 regiões do DF. “O administrador que apresentar o fim dos buracos na sua cidade vai ser premiado pelo governo”, disse.
Além do tipo da premiação não estar definido, o governo também não estipulou um prazo para acabar totalmente com os buracos nas pistas. Segundo o GDF, a medida está em “fase de estudo” e, antes de ser implementada, cada região fará uma avaliação das próprias condições e, só depois, um prazo será dado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/b/0/h15m1bTTA55GTdeZbSfQ/whatsapp-image-2019-07-27-at-11.00.14-2-.jpeg)
‘Toneladas de asfalto’
Como exemplo positivo do cumprimento das competências previstas para os gestores das RA’s, o governo citou o caso do Riacho Fundo II. De acordo como Executivo, a administração local cobriu “quase que 100% dos buracos da localidade”.
Apenas essa administração regional gasta por mês, em média, 20 toneladas de massa asfáltica. […] As demandas na ouvidoria da administração nesse sentido já foram zeradas”. Agora, o governo afirma que equipes monitoram a região para verificar se ainda há pendência sobre buracos.
Já a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informa que descentralizou as máquinas para que as administrações tenham mais agilidade nos serviços. O órgão diz ainda que produz uma média de 200 toneladas de massa asfáltica por dia, que são distribuídas para os serviços.