Ibaneis abre plantio de soja da safra 2025/2026 no Distrito Federal

0

Produção deve ultrapassar 90 mil hectares de área plantada e gerar R$ 1 bilhão de receitas para os produtores, além de empregos

Reprodução

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB) abriu o plantio de soja da safra 2025/2026 do Distrito Federal, nesta quarta-feira (5/11), na Fazenda Triacca, localizada no PAD/DF, às margens da BR-251. A soja atualmente é o principal produto agrícola do DF. Pelas estimativas do governo, a produção vai gerar R$ 1 bilhão de receita para os produtores, além de empregos para toda cadeia produtiva.

“O DF se destaca no plantio de soja e tem uma característica muito interessante e muito importante: mais de 40% do que é produzido aqui são sementes para outros produtores. A gente vende semente para o Mato Grosso, para o Oeste da Bahia. E isso dá uma rentabilidade maior para o nosso produtor”, pontuou.

Segundo a Secretaria de Agricultura, o DF plantou 88 mil hectares de soja na safra anterior. Agora, a expectativa é ultrapassar 90 mil hectares de área plantada, concentrada na região Leste do DF, a exemplo de Planaltina e Paranoá. A expectativa é a colheita de 380 mil toneladas, com uma produtividade média de 80 sacas por hectare. Um volume muito grande da produção local é destinada ao comércio de sementes.

Segundo o secretário de Agricultura, Rafael Bueno, o DF está no período mais favorável para o plantio. “Estamos com chuvas maravilhosas, comemorou. O solo está com um bom teor de umidade. O DF também conta com uma boa altitude, uma localização geográfica que favorece o escoamento da produção e a sanidade vegetal, livre de doenças em especial a ferrugem asiática”, afirmou.

De acordo com ele, o GDF apoia os produtores com uma série de medidas, a exemplo do programa Pró-Rural, com benefícios tributários e fiscais.

 

 

 

 

spot_img

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here