O governo da Holanda suspendeu, neste sábado (19), todos os voos de passageiros procedentes do Reino Unido até 1º de janeiro.
Os holandeses descobriram, em seu território, um caso de contaminação pela variante do coronavírus que circula no Reino Unido.
O Ministério da Saúde holandês disse que “recomenda limitar a introdução da cepa do coronavírus identificada no Reino Unido tanto quanto possível, limitando e controlando o movimento de passageiros” daquele país.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse no sábado (19) que a nova mutação de coronavírus localizado no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, segundo análise preliminar.
Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas. Entretanto, se confirmada por estudos científicos, a mutação não será a primeira a trazer vantagens para a transmissão do Sars-Cov-2.
“Dadas as primeiras evidências que temos sobre esta nova variante do vírus, e o risco potencial que ela representa, é com o coração muito apertado que devo dizer que não podemos continuar com o Natal como planejado”, disse Boris Johnson.
Agora no nível 4 de restrições, os britânicos não poderão se reunir em locais fechados com pessoas que moram em casas diferentes. Para áreas abertas, reuniões só estarão liberadas por um dia.
Agenda Capital/Com informações do G1