País é um dos principais exportadores do mundo de trigo e outros cereais. Agência da ONU aponta risco de insegurança alimentar no mundo inteiro.
Um dos principais exportadores de trigo do mundo, a Ucrânia tem cerca de 25 toneladas de grãos presos no país por problemas de infraestrutura e bloqueio de portos e estradas, afirmou nesta sexta-feira (6) a agência alimentar da Organização das Nações Unidas.
De acordo com a FAO, a agência para alimentação e agricultura da ONU, o bloqueio do acesso da Ucrânia ao Mar Negro, por conta da ocupação russa a portos como o de Mariupol, no sul do país, impedem a saída da produção.
Na temporada 2020/2021, a Ucrânia foi o quarto maior exportador de milho e o sexto de trigo para o mundo, segundo o Conselho Internacional de Grãos. O país e a Rússia respondem por 29% de toda a venda de trigo no planeta.
“É uma situação quase grotesca a que vemos neste momento na Ucrânia, com quase 25 milhões de toneladas de grãos que poderiam ser exportadas mas que não podem deixar o país simplesmente por causa da falta de infraestrutura e de portos bloqueados”, afirmou o vice-diretor de Mercados da FAO, Josef Schmidhuber.
As consequências disso, segundo a FAO, serão a insegurança alimentar e o aumento do preço dos alimentos, que já atingiu recorde em março, após a invasão da Rússia à Ucrânia, em 24 de fevereiro.