quarta-feira, 07/01/26
HomeDestaqueGoverno Trump recua de acusação sobre Maduro ser chefe de cartel

Governo Trump recua de acusação sobre Maduro ser chefe de cartel

A classificação de Maduro como chefe do Cartel de Los Soles deu brechas para operações militares norte-americanas no Caribe contra barcos

Reprodução/Casa Branca

 

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou sobre a acusação de que o ditador Nicolás Maduro chefia uma organização criminosa de narcotráfico, intitulada Cartel de Los Soles. A incriminação foi utilizada como pretexto pelos EUA para bombardear embarcações no Caribe e no Oceano Pacífico, além de invadir e atacar a Venezuela para capturar Maduro e sua esposa, Cília Flores.

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Departamento de Justiça dos EUA recuou da acusação de Maduro chefiar o cartel de drogas, mas não descartou uma associação de Maduro com o narcotráfico.

A alegação que Maduro é responsável por liderar a organização criminosa surgiu em julho do ano passado, após Departamento do Tesouro classificar uma série de grupos ligados ao tráfico de drogas como organizações terroristas. Junto a medida, o governo Trump designou o líder chavista como chefe do cartel venezuelano de drogas e, um tempo após o decreto do Tesouro, o Departamento de Estado dos EUA fez o mesmo.

À época, esta reclassificação de cartéis de drogas abriu brechas para operações militares norte-americanas como a que ocorreu na Venezuela, uma vez que, para autoridades republicanas, os EUA capturaram um “narcoterrorista” e não um presidente.

Especialistas no narcotráfico da América Latina explicam que, na verdade, o termo de “Cartel de Los Soles” é retratado como um termo coloquial, criado pela mídia venezuelana para se referir a autoridades envolvidas com corrupção com dinheiro do tráfico.

Contexto

Enquanto a antiga acusação se refere 32 vezes ao Cartel de los Soles e descreve o Sr. Maduro como seu líder, a nova o menciona duas vezes e afirma que ele, assim como seu antecessor, o presidente Hugo Chávez, participou, perpetuou e protegeu um sistema de clientelismo que afetava os Estados Unidos.

Mesmo com a captura de Maduro, o núcleo do regime chavista permanece governando o país, com a vice-presidente Delcy Rodriguéz assumindo o cargo de presidente interina, assim como os cidadãos também temem o “saqueamento de riquezas” do país caso a a administração dos EUA assuma o governo.

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM