Banco do Brics investirá R$ 1,7 bilhão para construção do primeiro hospital público inteligente no país

O governo federal assina, nesta quarta-feira (7/1), um contrato com o Banco do Brics no valor de R$ 1,7 bilhão para a construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil.
O documento será firmado em uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, Dilma Rousseff, ex-presidente da República.
O hospital inteligente será instalado no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.
Além do contrato, o evento marca o lançamento da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida busca otimizar o atendimento na rede pública de saúde por meio da implementação de tecnologias digitais.
De acordo com o ministro da Saúde, o modelo pode reduzir em mais de cinco vezes o tempo de espera por atendimento.
O programa prevê a implementação de 14 UTIs inteligentes em hospitais de estados das cinco regiões do país, focadas em cardiologia e neurologia.
Também está prevista a modernização de unidades de saúde de referência do SUS. São elas: Unifesp (SP), Hospitais Federais (RJ), Instituto do Cérebro (RJ), Novo Hospital de Oncologia (RJ) e Novo Hospital do Grupo Hospitalar Conceição (RS).

