Anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (29/1) pelo diretor do instituto, Dimas Covas
São Paulo – O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (29/1) ao Instituto Butantan que vai fechar na terça-feira (2/2) contrato para a compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac.
A informação foi anunciada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em coletiva de imprensa. No início desta semana, o governo paulista cobrou posicionamento do governo federal e afirmou que ofereceria essas doses para países da América Latina interessados na vacina.
Governadores também haviam feito um apelo ao Ministério da Saúde para a compra do imunizante. “Solicito ao Governo Federal celebração de contrato de compra firme do total de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, assim como o estabelecimento de acordo visando à apresentação do cronograma para a entrega das próximas doses, o que possibilitaria aos estados e municípios maior capacidade de planejamento na vacinação”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), em ofício.
Mesmo com a resposta positiva do ministério, Dimas Covas afirmou ainda que há doses extras para exportação. De acordo com ele, essas unidades fazem parte de um quantitativo negociado pelo laboratório chinês Sinovac e há 500 mil doses reservadas para esses países.
Até o momento, o governo federal contratou 46 milhões de doses para serem entregues até abril. Desse total, já foram encaminhadas ao governo 8,6 milhões de unidades.