terça-feira, 28/10/25
HomeBrasilGoverno do Rio pediu blindados às Forças Armadas. Veja ofício

Governo do Rio pediu blindados às Forças Armadas. Veja ofício

Após operação policial mais letal do Rio, Cláudio Castro disse que não foi atendido em pedidos anteriores. Uma das solicitações é de janeiro

Reprodução

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro pediu ao Ministério da Defesa, em janeiro de 2025, o envio de blindados para uso em operações policiais em áreas de risco.

Durante coletiva de imprensa após a operação policial mais letal da história do Rio, que deixou ao menos 64 mortos, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o estado havia solicitado apoio das Forças Armadas três vezes antes, sem sucesso.

“Não foi pedida [ajuda das Forças Armadas] desta vez, porque nós já tivemos três negativas. Então, entendemos que é a política de não ceder. Falaram que tem que ter GLO [Garantia da Lei e da Ordem], que tem que ter isso, ter aquilo. Que podia emprestar o blindado, depois não poderia mais emprestar, porque o servidor que opera o blindado é servidor federal, então tinha que ter GLO e o presidente já falou que é contra GLO”, disse Castro.

Em ofício obtido pelo Metrópoles, assinado no dia 29 de janeiro, o governador do Rio solicita ao ministro da Defesa, José Mucio, apoio logístico da Marinha do Brasil, com fornecimento de veículos blindados e respectivos operadores e mecânicos para atuarem nas intervenções policiais em áreas de risco.

Governo do Rio pede blindados ao ministro da defesa. Material cedido ao Metrópoles

 

À época, o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, informou que “as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro estarão prontas para iniciarem as suas atividades em dia, local e horário a serem previamente definidos”.

“Os veículos solicitados, nos dias das ações, poderão ficar baseados na Cidade da Polícia (Cidpol), para serem utilizados à medida que se fizerem necessários”, afirmou.

Ofício de Felipe Curi sobre blindados. O secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, informou que “as forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro estarão prontas para iniciarem as suas atividades em dia, local e horário a serem previamente definidos”

 

Em nota, o Ministério da Defesa disse que o referido pedido do Governo do Rio foi submetido à análise da Advocacia-Geral da União (AGU), segunda a qual a solicitação do Governo do RJ somente poderia ser atendida no contexto de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que demandaria decreto presidencial.

“O ofício estava relacionado ao episódio ocorrido em dezembro de 2024, quando uma capitã de mar e guerra da Marinha do Brasil faleceu ao ser atingida por uma bala no Hospital Naval Marcílio Dias. Naquele momento, a Marinha posicionou veículos blindados no perímetro do hospital, respeitando o limite legal de 1.400 metros em torno de instalações militares, medida voltada à segurança da área e dos militares”, afirmou.

Ministério da Justiça se pronuncia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que atua no Rio de Janeiro desde outubro de 2023, por meio da Força Nacional. A operação vai até 16 de dezembro de 2025, e pode ser renovada.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem atendido, prontamente, a todos os pedidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o emprego da Força Nacional no Estado, em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual. Desde 2023, foram 11 solicitações de renovação da FNSP no território fluminense. Todas acatadas”, afirmou.

Segundo a pasta federal, entre 2024 e outubro de 2025, foram cumpridos 855 mandados de prisão.

 

Com informações do Metrópoles 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM