Nesta terça-feira (13), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço que autoriza a construção do Instituto de Medicinal Legal – IML da Polícia Civil do DF. Participaram da solenidade os secretários de Governo, José Humberto, de Segurança Pública, delegado Júlio Ferreira, o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raimundo Cleverlande, a diretora do IML, Márcia Cristina Barros, além de outras autoridades presentes.
Após 40 anos de existência, o IML da PCDF receberá um novo prédio. As novas instalações contam com acessos separados para exames no vivo e no morto, entrada independente para os custodiados, recepção separada para atendimento a mulheres vítimas de violência, central de remoção de órgãos, laboratórios amplos e adaptados para as novas tecnologias. A nova edificação terá subsolo, térreo e mais dois pavimentos.
Os recursos para a construção do novo IML são oriundos do contrato de repasse celebrado com a União Federal, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo como mandatária a Caixa Econômica Federal e como interveniente o Governo do Distrito Federal.
“Hoje estamos aqui esse para ver se sonho realizado que é a instalação do novo IML. Um pleito de muitos anos. Ouso dizer que será um dos melhores IMLs do mundo. A PCDF vive um momento de reestruturação com aquisição de novas armas, viaturas, novas delegacias”, destacou o delegado-geral Robson Cândido.
“Nada mais digno que um novo prédio do IML que vai trazer para a Polícia Civil do Distrito Federal mais eficiência, mais condições de trabalho para que a gente possa elucidar ainda mais os crimes que, infelizmente, acontecem”, concluiu o governador Ibaneis Rocha.
As autoridades presentes descerraram a placa da pedra fundamental que faz menção à nova edificação do IML da PCDF. A previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos.