Foto: Reprodução
Policiais civis prenderam um homem de 24 anos acusado de praticar dezenas de estelionatos no Distrito Federal e levar uma vida de ostentação sempre morando em flats de luxo e dirigindo carros importados. Conhecido como o “golpista do iPhone”, o suspeito é citado em pelo menos 38 ocorrências policias, 18 delas apenas na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Investigadores da unidade prenderam, em flagrante, Rodrigo Mascarenhas Porto Dias (foto em destaque) quando ele se preparava para fazer mais uma vítima.
O suspeito, que teria faturado pelo menos R$ 70 mil com os golpes, era investigado há dois meses por praticar os estelionatos contra anunciantes do site OLX. Os policiais identificaram que Rodrigo procurava pessoas que haviam anunciado telefones celulares do tipo iPhone e, se dizendo interessado na compra dos aparelhos, marcava encontros com os anunciantes.
Após ver o celular, o autor simulava o pagamento e encaminhava à vítima um comprovante de agendamento de transferência eletrônica. “Sem perceber que se tratava de um agendamento, a vítima entregava ao autor o aparelho, que, posteriormente, cancelava o agendamento realizado deixando a pessoa no prejuízo”, explicou o delegado adjunto da 1ª DP, Ataliba Neto. O rapaz foi preso no âmbito da Operação Manzana, que quer dizer maçã [símbolo da Apple] em espanhol.