Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) analisa projeto de intervenção na Esplanada dos Ministérios, que compõe o Conjunto Urbanístico de Brasília.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) encaminhou a proposta para calçadas, pontos de ônibus e praças que retoma, atualizadas, diretrizes elaboradas entre 2012 e 2014 para a Copa do Mundo, na qual a capital figurou como uma das cidades-sede.
O memorial descritivo do Projeto de Sistema Viário, Rota Acessível e Paisagismo no Eixo Monumental Leste MDE 156/2018 ao qual o Metrópoles obteve acesso descreve quais são as ideias para a via onde está o centro do poder político do Brasil. A Seduh quer renovar os pavimentos das calçadas, introduzindo elementos de acessibilidade, destacando espaços de convício e paradas de transporte público.
No que diz respeito ao paisagismo, a ideia é inserir novas espécies na cor amarela, além de fileira de palmeiras-imperiais. No centro de cada quadra ministerial, praças de estar e as paradas alternariam-se.
Para o projeto, foram retomadas e atualizadas as diretrizes elaboradas entre 2012 e 2014 para a Copa do Mundo de 2014
Ainda de acordo com o projeto, no espaço de convívio haveria conjuntos de bancos, lixeiras, arborização na cor amarela e mapa tátil. A proposta é complementada com iluminação pública diferente para pedestres.
Nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, a intenção é criar rota acessível a fim de melhorar a travessia na altura do Teatro Nacional, além de substituir o pavimento do passeio que conduz ao terminal.
O memorial descritivo observa que um conjunto de intervenções já saiu do papel, como a ciclovia ao longo do canteiro central do Eixo Monumental.
O objetivo do projeto atual, conforme o documento, é complementar o trecho que existente, detalhando o plano piloto original de Lúcio Costa no que se refere a rotas acessíveis e seguras para os pedestres. “A qualificação do espaço urbano do Eixo Monumental proporcionará o uso digno da população composta principalmente de servidores e de turistas”, disse um trecho.
Segundo a Seduh, a inserção das baias e pontos de ônibus ao longo do Eixo Monumental Leste – onde localiza-se a Esplanada – e Oeste foi objeto de discussão com os órgãos competentes a fim de ajustar a distância entre os locais de parada do transporte coletivo e favorecer a possível criação de uma faixa exclusiva.
Em nota, o Iphan confirmou que recebeu o processo em 10 de outubro deste ano e as propostas ainda estão em análise. Segundo o órgão, o prazo para conclusão da avaliação pelos técnicos é de 45 dias.
Na avaliação da Seduh, “o projeto completa a sensação de monumentalidade para o pedestre ao criar amplas calçadas. Com isso, também fica garantido o deslocamento e a acessibilidade em toda a Esplanada dos Ministérios. Hoje, as rotas acessíveis são interrompidas em alguns pontos”.
Ainda de acordo com a pasta, a Seduh não dispõe de dados sobre o orçamento nem prazo de execução e “tão logo o projeto seja aprovado pelo Iphan, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) terá condições de orçar o valor total da obra. As intervenções são consideradas prioritárias e dependem da disponibilidade financeira do GDF”.