sexta-feira, 21/02/25
HomeDestaqueGDF regulamenta vagas de emprego para pessoas em situação de rua

GDF regulamenta vagas de emprego para pessoas em situação de rua

Além da reserva de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas, a portaria do GDF cria Comitê Permanente de Acompanhamento

Hugo Barreto/Metrópoles

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou portaria para regulamentar a reserva de 2% das vagas de trabalho em serviços e obras públicas para pessoas em situação de rua. A medida visa garantir a inclusão social e econômica dessa população.

O texto, assinado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), define as atribuições de cada órgão na implementação da política.

A Sedes será responsável pelo cadastramento das pessoas beneficiadas, além do acompanhamento dos trabalhadores contratados. Já a Sedet cuidará da intermediação das vagas junto às empresas contratadas, garantindo que as oportunidades sejam disponibilizadas no Sistema Público de Emprego (Sine).

A portaria também cria Comitê Permanente de Acompanhamento, que deverá monitorar a execução da política e sugerir melhorias no fluxo de trabalho. O grupo se reunirá a cada quatro meses para avaliar a eficácia da medida e apresentar relatórios estatísticos sobre os resultados.

De acordo com estudo do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em dezembro de 2024, 8.621 pessoas viviam em situação de rua no Distrito Federal. O número representa aumento de 8% na quantidade de moradores de rua em comparação com dezembro de 2023, quando havia 7.982 pessoas nessas condições.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM