Reprodução
Publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (14/7) trouxe o crédito repassado do Fundo de Saúde, no valor de R$ 4.176.187,97, para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O objetivo é dar continuidade às obras de cinco novas unidades básicas de saúde (UBS).
São construções em Sobradinho II (Vila Buritizinho), Paranoá Parque (Quadra 2), Ceilândia (QNR 2), São Sebastião (Jardins Mangueiral) e Planaltina (Vale do Amanhecer). Juntas, elas terão capacidade de atender aproximadamente 80 mil pessoas.
“O governador Ibaneis Rocha tem feito questão de ampliar a Atenção Primária”, pontua o diretor executivo do Fundo de Saúde, Ronan Lima. “Por isso, há um esforço de gestão de fazer esses repasses para as obras, no sentido de cobrir os vazios assistenciais e garantir o atendimento a toda a população.”
De acordo com o gestor, ao contabilizar o repasse mais recente, o Fundo de Saúde enviou, neste ano, o total de R$ 5,6 milhões para a Novacap, a fim de dar andamento às obras das unidades. “Como alguns dos valores vêm de emendas, temos atuado junto aos parlamentares para desbloquear as verbas o mais rápido possível”, informa.
Neste ano, haviam sido iniciadas as obras das UBS de Jardins Mangueiral, Paranoá Parque e Vila Buritizinho. Na QNR 2 de Ceilândia, faltava finalizar a ligação da energia para começar a construção. Quanto à obra da unidade no Vale do Amanhecer, com 10% de execução, será retomada em breve.
*Com informações da Agência Brasília/Metrópoles