O governador Ibaneis Rocha anunciou que encaminhará ao Palácio do Planalto o pedido de reajuste das forças de segurança na semana que vem

O Governo do Distrito Federal (GDF) pedirá ao Palácio do Planalto a equiparação salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) com a Polícia Federal. O GDF pretende dar reajuste na mesma proporção à Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que encaminhará, na semana que vem, o ofício com as solicitações ao governo federal. “Na segunda-feira [17/2], faremos o anúncio do encaminhamento do aumento. Estaremos com os sindicatos e parlamentares da área de segurança para anunciar o encaminhamento desse ofício”, adiantou Ibaneis, nesta sexta-feira (14/2).
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, disse ao Metrópoles que a proposta incluirá o reajuste salarial de todos os profissionais da segurança. O GDF quer incorporar o aumento em duas parcelas: uma em 2025 e outra em 2026. A recomposição precisa ser aprovada pelo Palácio do Planalto e pelo Congresso Nacional.
“O governador Ibaneis Rocha tem feito uma história muito bonita nessa cidade e a equiparação salarial das forças policiais do DF à Policia Federal é apenas mais um capítulo. É uma demanda deles de mais de duas décadas. Considero ser um reconhecimento do importante papel desses profissionais que ajudam a manter nossa capital da República no ranking dos lugares com mais qualidade de vida do mundo”, afirmou Ney.
Entenda
- Policiais civis e militares e bombeiros do Distrito Federal querem equiparação salarial com a Polícia Federal.
- Impacto seria de R$ 2,9 bilhões até 2026.
- Após chegar a um acordo com as categorias, o governo local vai encaminhar mensagem formal ao Palácio do Planalto para pedir o reajuste salarial.
- O aumento precisará de aprovação do Congresso Nacional.
“A equipe econômica está trabalhando dia e noite para viabilizar essa proposta e outras determinações do governador, como a questão da tarifa zero do ônibus e as três refeições em todos os restaurantes comunitários”, declarou o secretário de Economia.
O resgate da isonomia da remuneração da PCDF com a PF é uma reivindicação antiga dos servidores. Os cargos e as remunerações na PMDF e no CBMDF são diferentes da estrutura da PCDF, mas os salários serão alinhados, conforme explicou ao Metrópoles o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“A PCDF passará a ter equiparação com a PF que, aliás, é histórica. As corporações sempre tiveram salários iguais. Isso é algo que sempre foi alinhado entre as duas. Agora, então, será restabelecido aquilo que historicamente sempre aconteceu”, disse Avelar, que é delegado da Polícia Federal.
Com informações do Metrópoles