Obra de quatro quilômetros faz parte do programa Caminho das Escolas e beneficiará cerca de 500 famílias; investimento é de R$ 3,6 milhões e prevê 50 empregos diretos

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, assinou nesta terça-feira (14) a ordem de serviço para a pavimentação da via de acesso à Escola Classe Aguilhada, localizada na zona rural de São Sebastião. A obra, parte do programa Caminho das Escolas, vai transformar a rotina de estudantes, professores e famílias que enfrentam diariamente uma estrada de terra até o colégio.
“Trazer quatro quilômetros de asfalto para uma escola rural é trazer cidadania para as crianças que todos os dias pegavam uma estrada de terra, chegavam já em uma condição de falta de cidadania mesmo, chegando todo sujo às vezes, por conta da terra — ou é poeira ou é lama. E essa realidade vai mudar”, afirmou Celina Leão. “Estamos prestigiando aquilo que a gente entende como sendo a mola que vai desenvolver a sociedade, que é a educação.”
O trecho de quatro quilômetros que será asfaltado liga o entroncamento com a BR-251 até a porta da escola. Além da pavimentação, o projeto inclui a instalação de sistema de drenagem de águas pluviais e a sinalização horizontal e vertical. O investimento é de R$ 3,6 milhões e deve gerar 50 empregos diretos.
Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, desde 2019 o programa Caminho das Escolas já pavimentou quase 100 quilômetros de vias de acesso a unidades de ensino. “Normalmente são pequenos trechos de 3 km ou 4 km, mas que fazem toda a diferença na vida de quem estuda e trabalha nessas regiões. Somados, já chegam a quase 100 km pavimentados, o que representa muitas escolas beneficiadas”, destacou.
Mais conforto e segurança para alunos e professores
Atualmente, a Escola Classe Aguilhada atende 168 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que a pavimentação é fundamental para garantir segurança e conforto no transporte escolar. “Agora você imagina um ônibus subir uma ladeira sem asfalto, na chuva, com o risco de atolar ou abrir valas. Essa obra representa dignidade tanto para os alunos e suas famílias quanto para os professores e demais servidores”, afirmou.
A melhoria da via também trará benefícios diretos a cerca de 500 famílias da região. O produtor rural Giliardi Bento, que vive na comunidade há anos, comemorou o anúncio. “Meus filhos estudaram aqui e nós passamos por muitos problemas com o atoleiro, ônibus quebrando, uma complicação enorme. Hoje, com a vinda desse asfalto, vai melhorar inclusive para eles, que agora estudam na cidade. É o progresso chegando na Aguilhada”, disse.
Além de facilitar o acesso à escola, a pavimentação também vai melhorar o escoamento da produção agrícola local, parte da qual é fornecida a escolas públicas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Vai ajudar a levar os produtos para a feira e para as entregas nas escolas, sem aquele transtorno da estrada de terra”, completou o produtor.
Com informações da Agência Brasília

