Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, evento segue até sexta-feira com palestras, simulações e orientações sobre segurança viária

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), deu início nesta quinta-feira (18) à Semana Nacional de Trânsito 2025. A programação começou com um Pit Stop Educativo para motociclistas, realizado no estacionamento do Complexo Cultural da Feira da Torre de TV, e segue até sexta-feira (19), das 9h às 17h, com palestras, simulações, debates, orientações sobre segurança viária e distribuição de materiais educativos.
O Pit Stop é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com apoio de órgãos locais e federais.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Antônio de Souza Bellini, a iniciativa busca melhorar o comportamento no trânsito e preservar vidas. “O trânsito não é uma guerra, é um espaço compartilhado que exige respeito e educação. Nosso objetivo é reduzir multas e aumentar a consciência, especialmente entre os motociclistas, que representam um público crescente, em grande parte trabalhadores de entrega”, afirmou.
O motoboy Manoel Alves, de 36 anos, presente no evento, ressaltou a importância da ação. “Achei muito interessante. É bom ter esse tipo de ação porque a gente aprende o que não sabe, reforça as leis de trânsito, entende as especificações de pneu. Também deram dicas sobre uso de capacete e capa de chuva. É um aprendizado que a gente leva para o dia a dia”, disse.
Com diversas tendas educativas, os participantes puderam refletir sobre comportamentos de risco e situações cotidianas. Para o motoboy Allan Gonçalves, de 43 anos, a experiência foi positiva. “Gostei das palestras educativas, ganhei brindes e até troca de óleo grátis. Mas o mais importante é o que a gente aprende algumas coisas das quais não fazia nem ideia”, contou.
O eletricista Ailton Cardoso Soares, 40 anos, destacou o alerta sobre pontos cegos: “Já passei sufoco demais com isso. Teve outras coisas que a equipe nos ensinou que às vezes a gente até sabe, mas acaba esquecendo. Pude rever tudo para ficar mais ligado e atento”, comentou.
A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente em todo o país, de 18 a 25 de setembro, conforme o artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro. No Distrito Federal, as atividades incluem apresentações teatrais em escolas do Riacho Fundo II, o Rolê Consciente em bares do Paranoá e de Brazlândia, e a Blitz do Autismo, em parceria com o Comitê Rede de Amigos dos Autistas.
Os dados reforçam a necessidade de atenção: entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 66 sinistros fatais com motociclistas no DF, contra 60 no mesmo período de 2024. Em 2024, o total de mortes foi de 97.
Segundo Bellini, as ações de educação no trânsito são contínuas. “Durante a Semana Nacional de Trânsito, intensificamos o trabalho para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A ideia é deixar de punir e focar cada vez mais em educar”, concluiu.
Com informações da Agência Brasília