GDF inaugura ponte na Estrada Parque Vicente Pires e retira desvio no local

0

Estrutura fica sobre o Córrego Samambaia e deve resolver os alagamentos em parte da região. Sessenta mil veículos trafegam ali por dia

Inauguração da ponte sobre o Rio Samambaia, na EPVP
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Sete meses após o início das obras, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta quinta-feira (10/12), a ponte sobre o Córrego Samambaia, na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP). O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) começou a construção do elevado em maio deste ano. A pista será liberada ainda nesta manhã.

Localizada na entrada do Park Way, próximo ao Viaduto Israel Pinheiro, a estrutura conta com vão de 20 metros de comprimento e 15,5m de largura, sendo constituída de três faixas de rolamento, de 3,5m cada uma, além de uma ciclofaixa, com 3m de largura. Todo o serviço custou R$ 2,4 milhões.

Inauguração da ponte sobre o Rio Samambaia, na EPVP 5
Inauguração da ponte sobre o Rio Samambaia, na EPVP 5Inauguração da ponte sobre o Rio Samambaia, na EPVP 5
Inauguração da ponte sobre o Rio Samambaia, na EPVP 5
Fotos: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Nesta manhã, o secretário de Governo, José Humberto, participou da inauguração da ponte, representando o governador Ibaneis Rocha (MDB), e agradeceu a paciência dos moradores. “Toda intervenção feita no sentido de atender a necessidade da população é importante”, afirmou.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzu Nacfur, disse que a obra é a solução para o “constante alagamento no período chuvoso” no local.

“A água, que tinha que passar por esse bueiro aqui, não passava. Ela subia e alagava. Isso aqui ficava, durante essa época chuvosa, tudo alagado. Então, é uma obra de extrema importância”, ressaltou.

Alagamentos

A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade e visa solucionar um problema que incomoda quem trafega pelo trecho entre o viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), e o primeiro balão no sentido Águas Claras/Arniqueira: o transbordo da água do córrego durante o período chuvoso.

Cerca de 60 mil veículos passam pelo local diariamente, de acordo com estimativa do DER/DF. Durante a obra, o trânsito ficou desviado para um caminho alternativo pelo canteiro central, viabilizando a operação de reversão de faixa nos períodos de maior fluxo de carros em ambos os sentidos da rodovia.

Além da construção da ponte, o DER contou com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) no remanejamento e reforço da rede de águas pluviais e de esgoto que passam próximas ao córrego, para evitar, assim, novos problemas durante o período chuvoso.

Veja vídeo do local inaugurado:

Com informações do Metrópoles

spot_img

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here