quinta-feira, 21/08/25
HomeDistrito FederalGDF fecha salas de cirurgia no hospital de Samambaia para reforma e...

GDF fecha salas de cirurgia no hospital de Samambaia para reforma e transfere casos para o HRT, onde espera já supera 90 dias

Dados do MP do DF indicam que quase 1,3 mil pacientes aguardam cirurgia eletiva (sem urgência) em Taguatinga. Fila de Samambaia reúne outras 380 pessoas; governo não informou como vai conciliar demandas.

Emergência do HRT, em imagem de arquivo — Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal fechou o centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia para reformas – e prevê que o espaço ficará sem uso pelos próximos 45 dias.

Enquanto isso, o governo deve transferir os pacientes que precisam de cirurgias eletivas (não urgentes) para o Hospital Regional de Taguatinga – que já enfrenta um problema de superlotação.

O g1 perguntou à Secretaria de Saúde, mas a pasta não respondeu:

  • como será o novo fluxo de atendimento no HRT com a chegada de mais pacientes;
  • qual a capacidade de leitos no HRT, e quantos já estão ocupados.

Questionada, a pasta informou apenas “que a equipe de atendimento foi reforçada com profissionais do HRSam”.

Imagens recentes enviadas à TV Globo mostram a ala ortopédica do HRT lotada – ao menos duas pessoas dormiam no chão quando o vídeo foi feito.

Os pacientes relataram dificuldade para conseguir atendimento. Em uma das imagens enviadas, a acompanhante de um paciente precisou fazer o curativo no pé de outro paciente. Uma fralda descartável foi utilizada como material.

Segundo os pacientes, isso ocorreu após a recusa da equipe hospitalar em prestar atendimento ao homem que necessitava do curativo.

Fila de espera

Segundo o Mapa Social da Saúde do Ministério Público do DF, 1.298 pessoas estão à espera de uma cirurgia eletiva no HRT considerando apenas as demandas registradas neste ano.

O tempo médio de espera no hospital de Taguatinga, hoje, é de mais de 90 dias – isso, sem contar a demanda adicional de quem esperava ser atendido em Samambaia.

Há, por exemplo:

  • 174 mulheres aguardando por uma histerectomia (remoção completa do útero);
  • 60 homens esperando uma biopsia de próstata – procedimento simples, mas essencial para o diagnóstico de câncer.

 

Já no Hospital Regional de Samambaia, até esta semana, 398 pessoas aguardavam por cirurgias eletivas variadas. O tempo médio de espera é de mais de 70 dias.

 

Com informações do g1 DF

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM