Secretaria de Saúde aguarda confirmação do recebimento de 5 mil doses da Pfizer a partir de segunda-feira (3/5) para iniciar agendamentos
O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou nesta quinta-feira (29/4) que o Governo do Distrito Federal (GDF) deve iniciar a vacinação contra a Covid-19 de pessoas diagnosticadas com comorbidades a partir da próxima semana. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.
De acordo com ele, a decisão é do governador Ibaneis Rocha (MDB) após a expectativa do recebimento de pelo menos 5 mil doses da Pfizer na próxima segunda-feira (3/5), o primeiro lote do laboratório. Nessa primeira etapa, a imunização será feita por meio de agendamento pelo site da Secretaria de Saúde.
“Nós só confirmamos o início da vacinação quando há a confirmação da chega das doses em Brasília. Mas há a previsão da chegada, mas ainda esperamos a confirmação”, disse.
“Temos duas particularidades, que são as pessoas já atendidas no SUS e as pessoas com acompanhamento nas clínicas particulares”, reforçou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também presente no evento.
Agendamento
Também presente na coletiva, a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga Martins de Brito, explicou que vai haver um agendamento para quem tem doenças preexistentes.
“Nós criamos um sistema de agendamento, que faz um encaminhamento para as unidades para realizar um atendimento com conforto para as unidades previstas. Todas as pessoas terão de fazer um pré-cadastro para que seja identificado o tipo de comorbidade. Já temos todo o cadastro com CID das pessoas que tiveram passagem pelo sistema da Secretaria de Saúde. Esse cadastro já foi identificado e o banco de dados atualizado está na SES. O que precisamos é o outro cadastro daqueles que não usam o SUS”, disse.
Na fase da 1, de acordo com Christiane Braga, serão vacinados pessoas de 18 a 59 anos com Síndrome de Down, doença renal crônica e gestantes com doença preexistente. Também entram no primeiro grupo pessoas com cormorbidades de 55 a 59 anos e aquelas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também com idades que variam de 55 a 59 anos.
De acordo com ela, a expectativa é que a primeira etapa vacine 70 mil pessoas de até 59 anos com comorbidades. A ideia é iniciar a vacinação nos dias 4 e 5 de maio.
A prioridade se dará para as pessoas com a idade mais avançada, a começar por 59 anos. No caso das pessoas com deficiência permanente, já existe uma lista da Secretaria de Desenvolvimento Social, o que servirá como um pré-cadastro. “Mas é interessante para que façam o cadastro para a análise no banco de dados”.
Veja os grupos de pessoas com comorbidades que serão comtemplados:
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágio 1 e 2
Insuficiência cardíaca
Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndrome coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias
Doenças da Aorta
Arritmias cardíacas
Cardiopatia congênita
Próteses valvares
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Síndrome de Down
Cirrose hepática