Previsão do governador é o retorno das aulas em agosto. Agora, Ibaneis aguarda o plano elaborado pela Secretaria de Educação
O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta quinta-feira (13/5) que o Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou o início da vacinação dos profissionais da educação, contra a Covid-19. A decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) ocorreu após a Secretaria de Saúdeser informada a respeito do envio de mais 23 mil doses da Coronavac pelo Ministério da Saúde. A metade desse total será destinada ao corpo docente do DF. O restante será usado como segunda dose de pacientes que já iniciaram o tratamento.
“É fundamental o retorno às aulas. Há um prejuízo muito grande desses alunos, não apenas de conteúdo, mas também de saúde mental. A previsão do governador é o retorno das aulas em agosto. Agora, o governador aguarda o plano elaborado pela Secretaria de Educação”, disse.
De acordo com o secretário, os detalhes sobre como se dará essa imunização ainda será definida durante a reunião do governador com o secretários de Saúde e Educação. “Esses critérios serão importantes, principalmente para dar transparência ao processo”, reforçou.
“Aguardem a Secretaria de Saúde, não procurem os postos de vacinação. O cronograma ainda será definido pelos secretários de Educação e de Saúde. Todos os profissionais da educação devem aguardar o anúncio da Secretaria de Saúde”.
De acordo com o secretário, além de envolver todas as categorias que trabalham na rede escolar, incluindo professores, a vacinação contemplará as escolas públicas e particulares do DF.
Após a conclusão da vacinação dos profissionais de educação, os rodoviários serão contemplados com as doses dos imunizantes.
Ainda segundo Gustavo Rocha, pelo menos 165 mil pessoas com algum tipo de comorbidade da atual fase da vacinação já realizaram o cadastro no sistema da Secretaria de Saúde para receber a primeira dose da vacina. O número representa 42% dos 390 mil cadastros da pasta. “Dessas pessoas, já temos 80 mil agendados e vacinados”.