Este é o primeiro abrigo instalado emergencialmente pelo Governo do Distrito Federal para acolher pessoas durante a frente fria em Brasília
O Distrito Federal abriu, na noite dessa quinta-feira (19/5), o Ginásio Poliesportivo do Centro de Interescolar de Esporte (CIEF), na 907/908 Sul, para abrigar a população de rua durante a frente fria em Brasília. Este foi o primeiro abrigo instalado emergencialmente pelo Governo do Distrito Federal para acolher pessoas durante este período.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), a unidade funciona das 20h às 8h. No local, que já conta com estrutura de banheiro, o GDF disponibiliza colchões e cobertores novos. Aos acolhidos são ofertados lanche da noite e café da manhã.
“Tivemos de agir rapidamente. Estruturamos uma ação de governo para abrigar essas pessoas temporariamente enquanto perdurar essa queda severa nas temperaturas”, afirmou a secretária Mayara Noronha.
Em nota, a Sedes disse que “está prevista a instalação de mais pontos temporários em outras regiões do DF que, como esse primeiro, vão funcionar como pernoite”. “Ao saírem do espaço, as pessoas são orientadas a buscarem os dois Centros POP e os 14 Restaurantes Comunitários para almoçarem e receberem informações sobre os serviços socioassistenciais”, informou a pasta.
“Essa é uma ação integrada e, na medida, do possível, serão abertas novas unidades em outras localidades.”
Ainda de acordo com a Sedes, a população de rua será informada sobre o abrigo temporário por 28 equipes da Abordagem Social, que percorrem todas as cidades do DF. Eles orientam sobre os serviços, programas, benefícios e ações da política de assistência social para as pessoas que estão em situação de rua e as conduzem ao espaço de acolhimento.