quarta-feira, 18/02/26
HomeMundoGaza inicia Ramadã sob cessar-fogo frágil e incertezas

Gaza inicia Ramadã sob cessar-fogo frágil e incertezas

Famílias palestinas enfrentam escassez e dependência de ajuda humanitária no mês sagrado, com medos de nova escalada de violência.

Fiéis muçulmanos participam da oração noturna de Tarawih na Grande Mesquita de Omari, danificada na guerra entre Israel e o Hamas, na Cidade de Gaza, em 17 de fevereiro. Foto: Abdel Kareem Hana/AP

 

Em Gaza, famílias palestinas iniciaram nessa terça-feira (17) o Ramadã, período de jejum consagrado no calendário islâmico, em meio a um cessar-fogo instável iniciado em 10 de outubro do ano passado. Apesar da trégua, o estado de espírito é marcado por incertezas quanto ao futuro, sem que a normalidade tenha sido restaurada nos abrigos para refugiados.

No campo de refugiados de Bureij, Maisoon al-Barbarawi, que perdeu sua casa no sudeste de Gaza no início da guerra e agora é mãe de dois filhos abrigados ali, descreve este como o terceiro Ramadã passado deslocada. “Perdemos as nossas casas e as nossas famílias. Aqui no campo temos vizinhos e amigos que partilham a mesma dor e sofrimento, e todos queremos apoiar-nos”, afirmou ela, enquanto ajuda na preparação de pão e tâmaras para distribuição entre os palestinos.

Os residentes continuam dependentes de ajuda humanitária de organizações como o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha). Relatórios desses órgãos indicam uma melhora na disponibilidade de certos alimentos, mas os altos preços e o enfraquecimento do poder de compra persistem. Hanan al-Attar, outra refugiada, relatou ter recebido ajuda que aliviou preocupações com a refeição para quebrar o jejum. “Guardei uma pequena quantia para comprar um quilo de carne. O jejum requer proteína, mas não há eletricidade, não há infraestrutura, não há frigoríficos para armazenar”, confessou ela à Al Jazeera no primeiro dia do Ramadã.

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM