Para atingir a paridade de importação (PPI), a gasolina poderia ter uma queda de R$ 0,28 por litro e o diesel uma alta de R$ 0,11 nas refinarias da Petrobras

A gasolina no Brasil voltou a ficar 10% mais cara do que no mercado internacional, acompanhando os preços deprimidos do petróleo, enquanto o diesel permanece mais barato no Brasil do que no exterior, informa a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Para atingir a paridade de importação (PPI), a gasolina poderia ter uma queda de R$ 0,28 por litro e o diesel uma alta de R$ 0,11 nas refinarias da Petrobras.
Segundo o presidente da Abicom, Sérgio Araújo, a estatal está praticando subsídio cruzado, compensando a perda com o diesel com os ganhos da gasolina. E se reduzir o preço da gasolina, poderá ter que aumentar o diesel.
O último reajuste concedido pela estatal para a gasolina foi em junho, uma queda de R$ 0,17 por litro, e do diesel ocorreu em maio, reduzido em R$ 0,16 por litro.
Também o Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie) estima em 10% a diferença dos preços da gasolina no mercado interno e externo, enquanto o diesel estaria com um preço 1,43% menor.
Estadão Conteúdo