Prova deste domingo (8) é de português e redação; na segunda-feira (9), estudantes fazem exames de disciplinas específicas.
O tema da redação da segunda fase da Fuvest, que ocorre neste domingo (8), é “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.
O candidatos que concorrem ao vestibular de 2023 contaram com textos de apoio de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, e reportagens com dados e informações sobre o assunto para a realização da redação.
Com a proposta, a Fuvest afirma que espera que os candidatos reflitam a respeito dos deslocamentos forçados por desastres ambientais, assim como aqueles causados pelas mudanças climáticas, que afetam principalmente grupos sociais mais vulneráveis e causam crises humanitárias.
Segundo Felipe Leal, professor de redação do Curso Anglo, o tema desta edição se diferencia do padrão seguido em anos anteriores. “A Fuvest, ela tem uma tradição maior de trazer temas de caráter mais abstrato e filosófico. Agora, você tem um tema que se assemelha mais a uma proposta redação do Enem, mas só nós no aspecto da escolha do tema, por ter uma abordagem mais de um problema social”, analisa.
Para o coordenador de redação do Curso Etapa, Wellington Borges, o tema proposto tem amplitude global, com relevantes exemplos do Brasil, e aborda os eixos ambiental, social e econômico. “Impossível não lembrar certa relação que este tema guarda com o último do Enem, visto que uma das características dos povos tradicionais é justamente a parceria com a natureza para subsistência”, avalia o professor. Em 2022, a redação do Enem teve como tema os “desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
As provas da segunda fase do vestibular 2023 da Fuvest acontecem neste domingo (8) e na segunda-feira (9). Estão aptos para participar do exame 30.155 candidatos.
A primeira fase, em dezembro de 2022, teve 13,8% de abstenção entre os 114 mil inscritos, percentual similar à da edição passada, no vestibular de 2022, quando 13,7% dos candidatos faltaram.
Confira como é a segunda fase do exame:
- No domingo, o dia é reservado para as provas gerais para todos os candidatos: dez questões dissertativas de português e uma redação;
- Na segunda, serão aplicadas 12 questões dissertativas sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida;
- Abertura dos portões das escolas: ao meio-dia;
- Fechamento dos portões e início da aplicação da prova: às 13h;
- Candidatos podem entregar as provas e sair a partir das 15h;
- Serão quatro horas para cada dia de prova;
- Local e sala da prova podem mudar em relação ao da primeira fase
- É obrigatório levar: documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul;
- É permitido: o uso de lápis para rascunho, borracha, apontador e régua transparente;
- Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame;
- Alimentos leves podem ser consumidos durante a prova, mas não na sala. Se o candidato desejar se alimentar, ele deverá pedir permissão ao fiscal, que o colocará próximo à porta da sala, do lado externo. O tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova;
- Leve sua garrafa d’água abastecida;
- Uso de máscaras é obrigatóriodurante todo o tempo do exame. Os candidatos deverão retirar a máscara apenas durante o reconhecimento facial;
- Divulgação do gabarito: no site da Fuvest ao final do exame;
- Divulgação do resultado do vestibular, em primeira chamada: 30 de janeiro.