Mais de 85 mil visitantes participaram dos cinco dias de atividades. Encerramento vai mostrar principais resultados do encontro.
Nesta sexta-feira (23), último dia de atividades da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, em Brasília, os organizadores do evento vão apresentar as principais decisões e acordos firmados durante a semana. Ao todo, foram cinco dias de debates sobre recursos hídricos. O encontro é considerado o maior do mundo sobre o tema.
Até esta quinta (22), quatro declarações tinham sido assinadas durante o evento. A previsão é de que mais dois documentos – sobre sustentabilidade e compromissos parlamentares – sejam assinados até o fim da programação.
Na cerimônia de encerramento, às 9h, o Palácio do Buriti e o Conselho Mundial da Água – organizador do fórum – também vão “passar o bastão” para a delegação do Senegal. O país da África Ocidental será a próxima nação a sediar o encontro. O 9º Fórum Mundial da Água está marcado para 2021, na cidade de Dacar.
Às 11h, a relatora especial das Nações Unidas sobre água e saneamento, Catarina de Albuquerque, vai falar sobre as recomendações da organização para que se alcance o objetivo da água como direito universal.
A proposta é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que prevê alcançar o “acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos” até 2030.
Versão brasileira
Realizado a cada três anos em um país diferente, o Fórum Mundial da Água estreou em 1997 em Marrakesh, no Marrocos. Antes de aterrisar no Brasil, a última tinha sido em 2015 em Daegu, na Coreia do Sul. A edição brasileira foi no Hemisfério Sul.
O ineditismo se deu também com a participação do Poder Judiciário nas discussões. Até então, somente o Executivo e o Legislativo debatiam o tema.
Vila Cidadã
Apesar do fim dos debates, os espaços da Feira e da Vila Cidadã, no Estádio Mané Garrincha, continuam funcionando durante esta sexta (23). Os visitantes poderão frequentar e interagir com as atrações do espaço das 9h às 21h.
Durante a semana, o espaço ofereceu uma ampla agenda de atividades para escolas de todo o Distrito Federal, além de crianças, jovens e famílias que se participaram das atividades interativas. A Vila Cidadã também foi palco de importantes debates sobre crise hídrica, saneamento e gestão participativa de águas.
Fórum Mundial da Água
O encontro deste ano traz o tema “Compartilhando Água”. O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.
Em Brasília, o 8ª Fórum Mundial da Água reúne representantes de 175 países, entre cientistas, governantes, parlamentares, juízes, pesquisadores e demais cidadãos. A programação segue até sexta-feira (23).