A Diretoria de Vigilância Sanitária e a PMDF visitaram o local utilizado para práticas esportivas. Uma pessoa foi notificada

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretária de Saúde e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizaram, na manhã deste sábado (13/3), fiscalização do uso da máscara de proteção facial no Parque da Cidade.
O Metrópoles esteve no local e registrou imagens da ação. Cerca de 300 pessoas foram flagradas sem o uso correto da máscara. No entanto, todas, após advertência da fiscalização, colocaram a proteção no rosto.
De acordo com a PMDF, o objetivo da ação é orientar a população nesse momento crítico de alta no número de casos da Covid-19 na capital.

Crime sanitário
O não cumprimento das normas de combate à pandemia pode ser enquadrado como crime de infração sanitária, o que pode, além da multa, render uma pena de até um ano de reclusão.
O Decreto n° 40.648/2020 determina o uso de protetor facial nos espaços públicos, vias públicas, no transporte coletivo, nos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.
A ação desse sábado também vistoriou cinco quiosques que funcionam no parque. Todos cumpriam as regras sanitárias vigentes, de acordo com a Divisa.