Equipes da Secretaria DF Legal fizeram ação, neste domingo (8/11), para desmontar um parcelamento irregular dentro da Unidade de Conservação Parque Gatumé, em Samambaia. A área alvo da operação batizada de Pronto Emprego é de 40 hectares.
Segundo denúncias recebidas pela DF Legal, grileiros estariam dividindo os terrenos e vendendo cada um ao preço de R$ 7 mil. Nesta fase, com o apoio da Polícia Militar do DF (PMDF), o órgão removeu piquetes que demarcavam esses lotes e dois barracos não habitados, além de estruturas.
Segundo o DF Legal, a Unidade Gatumé tem sofrido com contínuas tentativas de grilagem de terra. Por esse motivo, a Operação Pronto Emprego, com o auxílio de forças de segurança do DF, dará continuidade as ações durante os próximos dias, para evitar que os criminosos consigam se estabelecer na região.
Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o Instituto Brasília Ambiental será acionado pela pasta para tomar as devidas providências, no que diz respeito ao cercamento e segurança do parque.
Veja imagens da ação neste domingo: