O avião partiu da Índia na madrugada desta segunda (22/1). As doses passarão pelo Instituto Bio-Manguinhos antes de serem distribuídas
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou, nesta segunda-feira (22/2), que receberá um novo lote com 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 amanhã. Os imunizantes com a fórmula desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca virão do Instituto Serum, na Índia, um dos maiores fabricantes mundiais de vacinas.
Um avião da companhia Emirates decolou na madrugada desta segunda de Mumbai com a carga. Ele deve chegar ao Brasil às 6h55 desta terça. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, ele fará escala em Dubai, nos Emirados Árabes, e em São Paulo.
As vacinas serão enviadas para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), onde os frascos serão rotulados para então serem distribuídos para os estados através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Produção nacional
A Fiocruz informou ainda que receberá mais dois lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no próximo sábado (27/2). A quantidade seria suficiente para a produção nacional de aproximadamente 12 milhões de doses.
O acordo com a farmacêutica AstraZeneca prevê que a Fiocruz produza 100,4 milhões de doses com o IFA importado até julho. A entrega do primeiro milhão de doses produzidas no país está prevista para ocorrer entre 15 e 19 de março. (Com informações da Agência Brasil)