Frente fria se formou na última quarta-feira (2/10) e avança de forma lenta em direção ao norte e noroeste do país
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
De acordo com informações da Climpatempo, a frente fria que se formou no Brasil na última quarta-feira (2/10) segue avançando de forma lenta e deve mudar o clima em quase todo o país nesta semana, amenizando o calorão dos últimos dias.
Segundo órgão, a frente fria marca a entrada do primeiro sistema frontal significativo de outubro, trazendo mudanças climáticas para amplas áreas do país, inclusive, com alerta de temporais, chuvas intensas e ventos que podem ultrapassar os 50 km/h em regiões como Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Na Região Centro-Oeste, a semana deve ter dias de calor intenso, marcados por chuvas rápidas. Esta segunda-feira (7/10) será o dia mais quente da semana no Distrito Federal, com temperaturas atingindo 36°C. O sol predominará durante todo o dia, sem previsão de chuva, trazendo um clima seco e abafado para a capital.
Porém, a tendência é que na quarta-feira (9/10) o cenário comece a mudar, com a temperatura máxima caindo para 33°C. Apesar do sol durante o dia, há previsão de pancadas de chuva à noite, com 49% de chance de precipitação, marcando o início das instabilidades.
No fim da semana, a probabilidade de precipitação ao longo do dia aumenta para 65%. As temperaturas ficarão mais amenas, com a máxima chegando a 27°C, encerrando a semana com tempo instável.
Calor intenso no centro-sul
Para a região centro-sul, a previsão é de que o calor permaneça. O destaque da região fica com Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. A segunda será o dia mais quente da semana, com a temperatura máxima atingindo 41°C. O sol predominará durante o dia, com muitas nuvens à tarde e diminuição da nebulosidade à noite. Não há previsão de chuva e o calor será intenso.
Na Região Nordeste, o sol deve prevalecer durante a semana. Nesta terça-feira (8/10), em Salvador, na Bahia, o sol predominará com temperaturas entre 25°C e 28°C, mas há uma leve chance de precipitação à noite, com 38% de probabilidade de chuva.
Já no Sul as chuvas devem marcar a semana. Florianópolis (SC) passará por um período de instabilidade, com destaque para dias nublados e chuvas rápidas ao longo da semana.