Corpo é de um menino, e estava em Ceilândia Sul. Ele foi levado para necropsia no Instituto de Medicina Legal (IML); polícia fará confronto de material biológico para tentar identificar mãe.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/11/22/iml-ceo.jpg)
Um feto foi encontrado na manhã desta segunda-feira (10) em uma usina de lixo, na quadra 90 de Ceilândia Sul, no Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, a vítima é um menino e foi encontrado por um catador dentro de uma bolsa, por volta das 9h30.
O feto foi encaminhado para necrópsia no Instituto de Medicina Legal (IML), que fica no Complexo da Polícia Civil, no Parque da Cidade. Segundo os investigadores, o material foi coletado em um caminhão de lixo, já identificado. Porém, a identidade da mãe ainda não foi esclarecida.
“Vamos tentar localizar de onde veio o feto, colher o material biológico para confronto da suposta mãe”, explicou o delegado Gustavo Farias Gomes, da 23ª Delegacia de Polícia, ao g1.
Ele também aguarda os resultados da perícia para saber quanto tempo de formação a criança tinha. “Ele já estava bem formadinho”, afirmou.
Entrega voluntária
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/04/07/vara1.jpg)
A entrega voluntária em adoção está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas nem todas as mulheres que enfrentam gestações não planejadas sabem disso. A Vara da Infância e da Juventude atende gestantes e mães que desejam entregar bebês para fins de adoção. Para isso, a mulher pode escolher uma das formas de contato abaixo:
- Mandar mensagem para o Whatsapp do serviço de adoção: (61) 99272-7849
- Mandar e-mail para:sefam.vij@tjdft.jus.br
- Ligar para a assessoria técnica da VIJ, (61) 3103-3388 entre 12h e 19h, de segunda a sexta-feira
- O que saber sobre adoção como medida legal
Ao fazer contato, a grávida ou mãe deve solicitar agendamento para atendimento psicossocial de urgência. “O serviço de adoção vai entrar em contato para atendimento presencial, observando as regras sanitárias de proteção contra a Covid-19, como distanciamento e uso de máscara e no dia e horário que ficar melhor para a mulher interessada”, explica a área técnica da Vara da Infância.
“Se a gestante ou mãe que tiver dificuldades de locomoção ou transporte, a VIJ disponibilizará a condução. E se preferir, uma equipe técnica pode ir até a casa da gestante fazer uma visita de urgência”, dizem os técnicos.